Teatro: "As sombras de Dom Casmurro"

maio 09, 2016


Neste último domingo fui assistir a peça "As sombras de Dom Casmurro" no teatro da Livraria da Vila do Shopping JK. 

Sou suspeita pra falar de Dom Casmurro, me apaixonei pela obra no ensino médio, que estudei bastante sobre o autor, Machado de Assis. 
Na época, a professora propôs fazermos um julgamento de Capitu, e eu, me aprofundando na obra, decidi fazer a advogada de acusação. Sim, pra mim Capitu traiu Bentinho, rs. E ganhei.

A peça é fiel ao livro. Bentinho, interpretado por Marcos Damigo, cria diálogos imaginários consigo mesmo, relembrando momentos com os que passaram em sua  vida. 
O ator foi impecável em sua atuação, foi a primeira vez que assisti um monólogo e fiquei realmente muito surpresa e encantada. Incrível como ele consegue decorar tudo rs. Mas mais incrível ainda é vê-lo se expressar de forma tão fiel. Vi Bentinho ali, os seus medos, as suas angustias, suas dúvidas, e sua profunda tristeza. Era de cortar o coração.
Gostei bastante do cenário preto, que no jogo de luz fazia as sombras do ator, o que criou um clima um tanto sombrio. E fez referencia aos diferentes sentimentos e personalidade de Bentinho. As suas sombras que o persegue. 



Aproveitei que estava na livraria pra aumentar a coleção de livros com esse livro maravilhoso de 50 contos do querido Machado que estava em promoção! 

A peça "As sombras de Dom Casmurro" fica em cartaz até dia 29 deste mês. Quem gosta ou quer conhecer, com certeza vale muito. Uma ótima oportunidade para relembrar esse romance incrível criado por Machado de Assis. 

Sinopse: AS SOMBRAS DE DOM CASMURRO
Dom Casmurro revisita o lugar onde estão guardadas suas memórias, uma espécie de sótão na casa antiga: em cena estão apenas uma mesa, duas cadeiras e alguns objetos. Ele conversa com as pessoas que participaram de sua vida, lembra diálogos que já repassou incontáveis vezes dentro da própria cabeça e divide com o público - as "inquietas sombras" que o visitam - o desenrolar dos fatos que o levaram a concluir que sua esposa, Capitu, o traiu com seu melhor amigo, Escobar, que seria o verdadeiro pai de seu filho, Ezequiel.


Você pode gostar também:

0 comentários

"O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever."