Bate-papo com a jornalista Carol Barcellos

setembro 06, 2016


De 26 a 28 de agosto aconteceu a Feira Guia do Estudante lá no Expo Center Norte. Durante esses três dias a feira reuniu diversas universidades com estandes e palestras incríveis. Uma ótima oportunidade para quem vai prestar vestibular e quer conhecer mais sobre as áreas de atuação.

Como já faço faculdade, fui no dia 27, sábado, para assistir a palestra da Carol Barcellos, da TV Globo. O tema era jornalismo esportivo e a experiência dela no programa Planeta Extremo.

Carol Barcellos iniciou a conversa falando como decidiu fazer jornalismo. Explicou que o fato dela gostar de contar histórias e de pessoas foi o que a direcionou a seguir a profissão. O que talvez deixe alguns nervosos, para Carol, o ao vivo realiza essa vontade de conversar com várias pessoas.

Ao fazer o processo seletivo para estagiar na Globo, em 2004, disse que se sentiu de volta no vestibular, pois eram muitas provas durante seis meses de processo. A intenção era entrar no jornalismo econômico, mas ao final do processo foi escolhida para trabalhar com esporte, tema que ela tinha como última opção. Mas acharam que ela tinha o perfil, apesar de se sair mal na prova. Carol aceitou a oportunidade. “A vida me deu uma chance e eu ia fazer dar certo”, disse a jornalista. Ressaltou também a importância de estagiar para experimentar o que é a profissão.

A jornalista saiu do Sport TV e foi para a Globo fazer o Planeta Extremo, e apesar de na época não estar praticando exercícios físicos, devido  sua filha ter poucos meses de nascimento, mais uma vez abraçou a oportunidade. Foi quando tudo começou a fazer sentido, com os constantes desafios pessoais.


Conselhos da jornalista: Ter paixão e amor por aquilo que você faz e ter carinho com a escolha. “Não é fácil dormir e acordar querendo a mesma coisa”, cita Carol.
Desvantagens da área: Não tem horário fixo, não tem rotina, não tem fim de semana.
Vantagens da área: Todo dia conhece uma história e pessoa nova.
Dica para quem está iniciando: Basta querer, se comprometer! Mesmo para quem começou cedo ainda tem que lutar muito, então não é mais fácil ou difícil.
Futuro da profissão: Internet!

Carol incentiva o desafio, o correr riscos e a não se apegar aquilo que você espera seguir na área. Às vezes você acha que é bom em algo, mas pode ser tão bom em outra. Permita-se! A vantagem de fazer jornalismo é saber um pouco de tudo e poder se aventurar nos desafios da profissão. Histórias, pessoas e situações que você jamais pensou vivenciar. Obrigada pela inspiração, Carol! 

Ao final da palestra a jornalista foi tirar fotos com o publico e eu aproveitei para fazer as duas perguntinhas clássicas aqui do blog: Qual a melhor lembrança da faculdade e uma não tão boa?
Para a melhor lembrança ela citou os amigos que fez e as aulas de antrolopolia e sociologia. Para a lembrança não tão boa ela cita a fase final da faculdade, a formatura, que não é algo ruim, mas por ser um momento de despedida, que vem a sensação de saudade.

E ai, gostaram do resuminho da palestra? 
Gostam do trabalho da Carol Barcellos? 
Conta ai nos comentários! 

Ah, em breve trago uma resenha do livro dela "Quebrando os limites" aqui pra vocês! 

Beijos e até a próxima!

Você pode gostar também:

4 comentários

  1. Oi Nayara,
    O trabalho da Carol é muito bonito e intenso. Adorei o resumo da entrevista e o post ficou ótimo!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Line,
      Realmente o trabalho dela é bem intenso, ela demonstra muita paixão pelo que faz, e isso o torna tão bonito.
      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Beijos e volte sempre <3

      Excluir
  2. Já quis fazer jornalismo, mas não é pra mim. Entretanto continuo admirando muito quem exerce essa profissão. Ótima entrevista, é maravilhoso fazer o que se ama!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gosta da profissão, se já pensou em seguir, deve ter um pouco disso em você, aliás, todo blogueiro é um pouco jornalista, não acha? rs

      Que bom que gostou do post, e sim, fazer o que a gente ama é maravilhoso!

      beijos e volte sempre <3

      Excluir

"O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever."