PRIMEIRA FASE DO TCC

abril 01, 2017

(Fases do TCC - TCC da Depressão)

Queria dizer que esses primeiros meses do tão esperado último ano foram tranquilos, que o inicio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não foi tão desastroso quanto dizem por ai e que tudo está caminhando perfeitamente bem. Mas não posso. Só se passaram dois meses que as aulas do 7º semestre iniciaram e sinto que todo o estresse que eu deveria sentir durante todo esse ano já vivi nesse período inicial. 

Cansa buscar temas que nunca são bons o suficiente. Cansa ver o orientador balançar a cabeça negativamente a cada ideia nova ou franzindo a testa como se o que disséssemos fosse impossível de compreender. É frustrante. Isso porque, diferente de muitos, não queríamos fazer qualquer coisa simplesmente para ser aprovado na banca. Mas sim produzir algo que gerasse algum valor social. É a nossa função como futuros jornalistas.

Foram três semanas de muitas pesquisas, de muitos temas sugeridos e reprovados. Semanas de muito desespero, cansaço e frustração, tendo que pensar na única coisa que queríamos esquecer. As diferentes opiniões de cada integrante do grupo também complicaram as coisas. Cada um tinha um tema com o qual se identificava e queria levar para o projeto com o intuito de fazer o TCC dos sonhos. Muitos sonhos para um único projeto. Mas conseguimos conversar e afastar os nossos interesses pessoais. A busca pelo tema perfeito também nos cegava, mas depois entendemos que isso seria algo para realizar após a faculdade, já que o tempo de produção de um TCC não era cabível para o que tínhamos em mente.

Imaginávamos que as brigas seriam internas, no grupo, não com um professor, este que deveria nos orientar para seguir o melhor caminho e não nos criticar por já não querer discutir temas conosco. Estávamos cansados e, provavelmente, ele também. Cansado por não escolhermos algo que ele queria. 

Por fim, decidimos nosso tema sem a aprovação do orientador, sozinhos em uma madrugada de sexta para sábado, há uma semana da primeira entrega do projeto. Isso porque chegamos ao prazo final de decidirmos juntos com o orientador e não chegamos a um consenso, logo ficou por nossa conta e risco decidirmos sozinhos. Foi aterrorizante, mas deu certo. 

Deixo aqui minha dica para quem ainda vai começar essa fase: Pesquise, pesquise muito, veja tudo o que já saiu sobre o tema escolhido (pelo menos 5) e dê uma visão diferente para ele, inove. E quando for levar para a discussão com o orientador, já leve possíveis fontes, leve argumentos para justificar o tema escolhido, porque, caso contrário, ele reprovará por você não saber defendê-lo. Por fim, mas com certeza muito importante: Pense um semestre antes no tema, sério. O tempo que temos para fazer isso quando chega o 7º semestre é curto de mais e, caso você não leve tudo isso que citei acima dentro do prazo, provavelmente passará pelo o que eu e meu grupo passamos. E não é nada legal, garanto. 

É isso galera! Resumo da minha primeira experiência com o TCC. Em breve conto os próximos capítulos para vocês.
E quem está passando por essa fase, conta ai o que está achando!
Qualquer dúvida estou por aqui.

beijos e até a próxima!


Você pode gostar também:

0 comentários

"O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever."