A importância de bons professores

agosto 22, 2017


Lembro que antes de entrar na faculdade eu gostava de alguns jornalistas que me inspiravam a seguir a carreira. Sem contar as minhas professoras de língua portuguesa do ensino médio que sempre me incentivavam a escrever melhor. Mesmo indiretamente, todos foram importantes para a minha decisão em cursar jornalismo, até porque, mesmo sendo responsável por decidir o meu futuro, essas inspirações influenciaram na minha escolha. 

No último ano percebi mudanças em universidades particulares que foram afetadas pelo caótico cenário da economia brasileira. Um jeito que encontraram para fugir da crise foi substituindo o corpo docente referência da instituição por novos professores que, provavelmente, aceitaram um salário inferior. É aquela famosa desvalorização do profissional que, com certeza, muitos já passaram ou viram alguém passar.

No entanto, o erro aqui foi contratar profissionais apenas por eles aceitarem um menor salário, sem averiguar suas reais competências, e não pensaram no que isso resultaria. Mesmo que a faculdade seja boa e tenha alguma referência no mercado, o corpo docente é um fator importante para que o aluno escolha determinada universidade. E mesmo que o aluno não conheça o corpo docente, o ensino dentro da sala de aula que o manterá na faculdade. Afinal, uma experiência ruim com algum professor, desmotiva o aluno e, provavelmente, ele deixará de frequentar a aula. O que gera prejuízo ao estudante - que perde o conteúdo, e para a universidade, pois em algum momento ele pode desistir e procurar uma nova instituição.

Tirar professores que já são referências impacta bastante na decisão e no currículo, mas se fossem compensados por bons profissionais, mesmo que não renomados, não haveriam problemas.

Estudantes precisam de professores capacitados e com propriedade. Precisam de professores apaixonados, que realmente gostem de dar aula, de ensinar, e que, sobretudo, sejam apaixonados pela profissão que escolheram seguir. Não dá pra ficar em uma aula que o docente só sabe ler PPT, ou que reclame a todo momento da profissão. Então, é necessário ficar atento quando contratam um novo profissional. E isso não tem a ver com salário, mas sim com respeito e responsabilidade com aqueles que buscam uma formação completa. Alunos, principalmente aqueles que estão ingressando em alguma área, precisam ser motivados por aqueles que os ensinam. Professores precisam ser inspirações. E é o que está faltando em grandes universidades.

Você pode gostar também:

0 comentários

"O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever."